Concurso PCDF 2019: Governador diz estar trabalhando em concurso para recompor as Forças do DF ainda este mês
Os concurseiros do Distrito Federal já podem começar a reforçar os estudos, isso porque o Governador Ibaneis Rocha anunciou na última sexta-feira, durante o lançamento do Programa SOS Segurança, que está trabalhando para lançar ainda este mês, concurso para reforçar as Forças do DF.
Segundo Ibaneis, na Polícia Militar há um déficit de cerca de 7 mil policiais, assim como em todas as áreas da Polícia Civil, onde será feito levantamento junto com os sindicatos e a Secretaria de Segurança para identificação das necessidades do efetivo. No Corpo de Bombeiros, há um concurso vigente (realizado em 2017) com nomeações a serem feitas.
Durante o anúncio, não houve no entanto, uma confirmação de qual Força ou cargo será contemplado no edital previsto para este mês. A expectativa é que seja para o Concurso PCDF, que já possui uma portaria autorizativa com a previsão de oferta de 300 vagas para Escrivão.

Concurso PCDF Agente
Foi determinado pelo TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal), o bloqueio do prazo de expiração do concurso de 2013 para o cargo de Agente.
Segundo o vice-presidente do Sinpol, Paulo Roberto Sousa, o déficit atual na PCDF é o maior de toda a sua história, por isso espera-se que o governo cumpra o bloqueio e comece convocando os 217 aprovados no concurso de 2013 e em seguida, lançando novos concursos.
Vale lembrar que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 prevê o provimento de 700 cargos para este ano.
Entenda o caso
O protocolo com a solicitação do certame estava em trâmite desde 2016 e só chegou na Secretaria de Planejamento do Distrito Federal, SEPLAG, em 19 de fevereiro de 2018.
Na época, o documento se referia especificamente ao cargo de Agente de Polícia. Mas, além deste cargo, descobrimos que também havia a solicitação de concurso para Escrivão de Polícia, único contemplado com a autorização até o momento.
A SEPLAG informou diretamente, em resposta às indagações do Estratégia Concursos, sobre o número de cargos vagos existentes nas carreiras policiais do GDF:
Agente de Polícia:
- Cargos vagos: 2.849
Escrivão de Polícia:
- Cargos vagos: 592
Perceba que o número de vacâncias é muito superior aos 2.100 cargos solicitados ao Governo.
Vale lembrar que a SEPLAG, também chegou a informar o quantitativo de vagas solicitadas. São elas:
Agente de Polícia: 1.800 vagas
Escrivão de Polícia: 300 vagas
As chances deste certame oferecer vagas para Papiloscopista, Delegado ou Médio-Legista são baixas, devido a prorrogação publicada no dia 21 de março de 2018, no Diário Oficial do DF, a respeito de vagas do último certame. Estas se estenderão por mais 18 meses.
Esta informação confere no edital de prorrogação, referente aos últimos certames que ocorreram em 2014 e tiveram seus resultados homologados em outubro de 2016.
O que precisa para prestar o Concurso Polícia Civil DF
O requisito mínimo para os dois cargos é que o candidato tenha concluído o curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições dos cargos
Agente da Polícia Civil
- Realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais;
- Coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública;
- Executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações;
- Dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais;
- Executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.
Escrivão
- Cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio a autoridade policial
Sobre as remunerações PCDF
O cargo de Agente tem uma remuneração inicial de R$ 8.284,55, com evoluções remuneratórias de até R$ 13.096,69 – sem contar com os benefícios.
Estes valores e mais outros, referentes aos demais cargos da polícia civil do Distrito Federal, podem ser conferidos na tabela abaixo, disponível no portal da transparência do Distrito Federal:

Último concurso PCDF foi em 2013
O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal para Agente aconteceu em 2013, quando foram ofertadas vagas para agente da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal. Na ocasião, foram 300 vagas para o cargo de Agente de Polícia, sendo 285 vagas para a ampla concorrência e 15 vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Para o cargo de Escrivão, foram ofertadas 98 vagas, sendo 93 vagas para ampla concorrência e 5 reservadas para pessoas com deficiência.
A organização do certame ficou a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Cebraspe).
As provas
O concurso de 2013 constituiu de duas etapas. Você pode conferir o organograma de todo o processo seletivo logo abaixo:
1ª etapa:
- Prova objetiva – Conhecimentos básicos
- Prova objetiva – Conhecimentos específicos
- Prova discursiva
- Prova de capacidade física
- Exames biométricos e avaliação médica
- Avaliação psicológica
- Sindicância de vida regressa e investigação social
- Avaliação de títulos
2ª etapa:
Curso de formação profissional
Conteúdo programático do último concurso
Conhecimentos básicos
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Raciocínio Lógico
Atualidades
Noções de Estatística (para cargo de Escrivão)
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Raciocínio Lógico
Atualidades
Noções de Estatística (para cargo de Escrivão)
Conhecimentos específicos
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Legislação Específica
Legislação Penal Extravagante
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Legislação Específica
Legislação Penal Extravagante
Prova de capacidade física
- Teste dinâmico de barra (somente para os candidatos do sexo masculino)
- Teste estático de barra (somente para as candidatas do sexo feminino)
- Teste de flexão abdominal
- Teste de meio-sugado
- Corrida de 12 minutos
Um autor desconhecido já dizia que o verdadeiro soldado não é só aquele que veste a farda, mas, sim, aquele que incorpora sua missão. Não basta só vestir sua farda, é preciso pegar as armas ir à guerra.
Pergunte-se: você está preparado para esta missão? Não? Então está na hora de assumir esse desafio. Até porque se você sonha em ser um policial, mas não vai à luta em busca disso, qual a necessidade de sonhar?
Saiba que debaixo de toda farda existe uma vida… de lutas, desafios, esforços, batalhas. Tornar-se um “herói de farda” compete a você muitas obrigações e responsabilidades.
Não só pelo trabalho diário nas ruas defendendo a sociedade, combatendo a criminalidade e levando segurança a quem precisa. Mas também a todo o processo de estudo e preparação para este momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário